quarta-feira, 1 de junho de 2016

Um pouco sobre a minha pele

Como prometido no post passado, estou aqui para contar um pouco sobre a minha pele.

Minha pele é mista, ou seja, oleosa na zona T (nariz, testa e queixo) e normal nas outras partes. Eu não tenho muitos problemas com acne, somente algumas espinhas ocasionais. Também não tenho manchas ou melasmas...

Até aí tudo bem né?! 

Nem tudo amiga, nem tudo...

Acontece que eu tenho ROSÁCEA.

Uma danadinha que ninguém sabe de onde vem, nem pra onde vai. Não tem cura. E é ativada por fatores que, em sua maioria, estão fora do meu controle.

Obviamente os sintomas que vou mencionar aqui
e o que fiz para controlar a minha não substituem a orientação de um dermatologista para diagnóstico e tratamento. Vocês sabem disso mas é bom deixar o alerta!!!

Mas o que é a rosácea? Rosácea é uma doença inflamatória crônica de pele, que acomete em sua maioria mulheres entre 30 e 50 anos, de pele clara e descendentes de europeus. Causa vermelhidão, sensação de queimação, sensibilidade extrema, dilatação nos vasinhos da face e lesões com pústulas também conhecidas como acne rosácea. Isso tudo nas bochechas, testa, nariz e queixo.

Pele com rosácea (imagem retirada da internet)

Pele com rosácea severa e acne rosácea (imagem retirada da internet)
A causa da rosácea é desconhecida, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Uma série de fatores pode desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:

Alimentos ou bebidas quentes 
Alimentos picantes
Alguns cosméticos 
Bebidas alcoólicas
Temperaturas extremas (Alô calor de Rondônia!!!)
Exposição ao sol (Alô sol de Rondônia!!!)
Estresse, raiva ou vergonha
Exercício extenuante
Banhos quentes ou saunas
Uso de corticosteroides
Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.

Eu descobri a minha rosácea ano passado. Comecei a perceber que ficava muito vermelha em dias quentes. Depois comecei a notar que além da vermelhidão a minha pele do rosto queimava como se eu tivesse tomado muito sol. Era uma ardência muito intensa seguida de um grosseirão na pele. Além disso, os vasinhos do meu rosto ficaram muito aparentes. Mas uma situação que foi marcante pra mim e me fez procurar ajuda foi um dia em que recebi uma notícia ruim e automaticamente meu rosto foi ficando vermelho e quente, mas tão quente, tão quente que parecia que ia explodir. O estresse desencadeou uma crise severa de rosácea. Passei mais de um mês com a pele muito vermelha, queimando, grossa e super sensível.

Procurei uma dermatologista que diagnosticou a doença e já me passou um tratamento que ajudou muito. Tive que trocar todos os cosméticos e maquiagens que usava por produtos hipoalergênicos. Até meu esmalte tem que ser hipoalergênico porque as mãos estão sempre passando pelo nosso rosto né... Banho só com sabonete para bebês e água no máximo morna... Apesar da rosácea afetar somente a face, a pele do meu corpo todo ficou reativa e mais propensa a alergias.

O ponto é que apesar de todos esses cuidados  o que ativa a rosácea nem sempre está sob o controle do paciente. Na maioria das vezes não está! Então eu precisei aprender a controlar aquilo que eu posso e a lidar com aquilo que não posso. O calor, por exemplo, é o que mais ativa a minha rosácea. Como faz, gente? Aqui em Rondônia não tem jeito... rs!

Para tratar rosácea a disciplina do portador é imprescindível. O que eu tenho feito após o fim do tratamento que a dermato passou (era um creme com corticóides e antibióticos) é usar apenas produtos indicados para pele sensível, usar apenas maquiagem hipoalergênica (essa é a parte mais difícil rsrs!), não tomar banho muito quente e evitar me expor ao sol. Outra coisa que ajudou demais foi mudar minha alimentação e excluir quase que totalmente os produtos industrializados, o glúten, o açúcar, os grãos e a lactose. Procuro comer alimentos o mais naturais possíveis. Isso foi o que mais fez diferença pra mim.

Hoje a minha rosácea está totalmente sob controle. Mas sei que ela pode voltar a qualquer momento. 

O jeito é aceitar as coisas como elas são. Nem sempre nossa aparência é perfeita. As pessoas fazem piadinhas e comentários dos mais variados tipos sobre as bochechinhas vermelhas. Basta sair sem maquiagem pra isso acontecer. Mas eu já aprendi a lidar com isso.

Se você tem qualquer problema de pele procure ajuda de um dermatologista. Muita coisa pode ser resolvida ou amenizada com um bom tratamento. E se você já está em tratamento seja disciplinado que o resultado vem!

No próximo post falarei mais especificamente sobre os produtos que tenho usado.

Alguém mais aí tem algum problema crônico de pele? Me contem a experiência de vocês...


Nenhum comentário:

Postar um comentário