quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Rotina Básica de Cuidados com a Pele - Parte I


Hoje o post é pra quem está querendo iniciar uma rotina de cuidados com a pele, mas não sabe nem por onde começar! Nesse universo da beleza, com milhares de produtos à disposição e com a explosão de blogs, canais no Youtube e perfis do Instagram dedicados ao tema, com listas gigantes de produtos e inúmeros passos, como é possível saber o que realmente é importante na hora de cuidar da pele?

Nossa conversa aqui vai ser sobre aquele passo a passo básico. Aquilo que é indispensável pra ter uma pele saudável. Esse é o nosso foco!

A primeira coisa a se considerar é qual o seu tipo de pele. Existem, basicamente, quatro tipos de pele:

Pele normal: tem oleosidade e hidratação equilibradas, é naturalmente macia e não apresenta problemas como acne. As pessoas com este tipo de pele apresentam linhas de expressão adequadas à idade. 

Pele oleosa: é levemente engordurada, e apresenta um brilho intenso em algumas áreas. Pessoas com este tipo de pele geralmente apresentam acne (espinhas e cravos), poros dilatados e textura irregular. 

Pele seca: apresenta textura áspera, opaca e tem tendência a flacidez. A pele não tem brilho e é predisposta ao desenvolvimento de rugas. Muitas vezes apresenta descamação e sensação de repuxamento. Muito comum em quem já tem a pele mais madura.

Pele mista: este é o tipo de pele mais comum na nossa região. Apresenta simultaneamente áreas oleosas e secas/normais. Geralmente o "T" do rosto (testa, nariz e o queixo) tende a ser oleoso, enquanto as bochechas e o pescoço apresentam pele normal ou seca.


Independentemente de qual seja o tipo de pele que você identificou ser o seu, os cuidados básicos são exatamente os mesmos: LIMPEZA, HIDRATAÇÃO E PROTEÇÃO SOLAR. 

O que muda entre uma pele e outra são apenas os produtos indicados. O erro mais comum nos cuidados com o rosto é escolher produtos que não são adequados ao seu tipo de pele. Isso porque o uso de produtos que não são indicados pra você torna a região desequilibrada, causando reações como oleosidade excessiva, espinhas e ressecamento. 

Nesse post eu não quero focar em marcas e produtos específicos. Quero que vocês aprendam a conhecer a sua pele e que entendam o conceito dos cuidados. Depois disso fica fácil escolher o que usar!

Como eu disse acima vamos nos ater aos três passos mais importantes para uma pele bonita e saudável: LIMPEZA, HIDRATAÇÃO E PROTEÇÃO SOLAR. Repita como um mantra até que vire rotina! LIMPEZA, HIDRATAÇÃO E PROTEÇÃO SOLAR!


1º - LIMPEZA

O que é: O objetivo da limpeza é remover as impurezas acumuladas na pele. Por impurezas entenda, maquiagem, oleosidade, poeira, poluição, etc. Ela prepara a pele para receber os próximos  passos. Procure sempre lavar seu rosto com água fria ou, no máximo, morna. Nunca use água quente porque ela retira a proteção natural da pele.
O que usar: Use um GEL/SABONETE/LOÇÃO DE LIMPEZA FACIAL. Veja bem, FACIAL! Nada de usar o mesmo sabonete do corpo no rosto! Antes do sabonete você deve usar um demaquilante caso esteja usando maquiagem.
Quantidade de produto a ser usada: O equilavente ao tamanho de uma ervilha.
Frequência: Manhã e noite.

2º - HIDRATAÇÃO

O que é: Esse é o momento de repor a água e nutrientes perdidos para as agressões diárias que a pele sofre e prevenir as marcas de expressão, rugas e envelhecimento precoce. Mesmo a pele mais oleosa necessita de hidratação para se manter equilibrada. 
O que usar: Escolha um HIDRATANTE FACIAL com as características ideias pra sua pele. Por exemplo, se você tem a pele mista/oleosa, vai escolher um produto com indicação para pele mista/oleosa (sempre está escrito no rótulo) que vai ajudar a equilibrar a sua pele, manter ela menos "brilhante" ao longo do dia, etc. Outro exemplo, se você já tem a pele mais madura, mostrando as primeiras linhas de expressão, pode escolher algo com ativos anti idade.
Quantidade de produto a ser usada: O equilavente ao tamanho de duas ervilhas.
Frequência: Manhã e noite, sempre após a limpeza.


3º - PROTEÇÃO SOLAR

O que é: Esse é o rei dos cuidados com a pele! De todos os passos acima esse é o que não pode ser esquecido de jeito nenhum. A proteção solar vai além da estética. É questão de saúde! Câncer de pele é coisa séria! Além disso, a proteção solar previne o aparecimento de manchas e ajuda a tratar as já existentes e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Eu vejo muitas pessoas com a pele manchada querendo fazer uso de ácidos, peelings, laser, entre outros tratamentos agressivos e se esquecem que uma proteção solar bem feita já melhora e muito a qualidade da pele.
O que usar: Procure um PROTETOR SOLAR FACIAL, preferivelmente com FPS alto (acima de 30), específico para o seu tipo de pele.
Quantidade de produto a ser usada: O equivalente a uma moeda de 25 centavos. Pode parecer bastante produto (e é mesmo!), mas o protetor é o único que precisa dessa quantidade mais específica para que surta o efeito real. Nos outros passos errar a quantidade para mais ou para menos não é tão relevante. No caso do protetor, se aplicado em pequena quantidade, ele perde a eficácia. Então aplique sem dó! Para facilitar você pode dividir a quantidade a ser passada em duas camadas.
Frequência: Manhã, após a hidratação, devendo ser aplicado conforme a sua exposição solar.


Seguindo esses tês passos acima você vai ter feito uma rotina de cuidados básica, porém eficaz!

E lembre-se: a rotina de cuidados com a pele não precisa ser algo complicado, com vários passos elaborados e mil produtos. Este deve ser um momento prazeroso para se reconectar com você mesma, aqueles 5 minutinhos para você parar e se olhar no espelho, e, de quebra, ainda garantir uma pele saudável e bonita.

Deixem suas dúvidas nos comentários ou no direct do meu instagram @brunavonrondow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário